Receba nosso
Boletim Semanal
Trajetória profissional
Por dez anos trabalhei na área de educação infantil atuando como diretora de escola – onde toda a decoração das salas, dos muros e móveis eram feitos por mim, como artista plástica. Começa então minha trajetória pelo mundo da decoração, pois era solicitada pelas mães dos alunos para projetar quartos infantis. Na época, então, começei a viajar para me aperfeiçoar em pintura de móveis e paredes e esta busca me levou a fazer a faculdade de Designer de Interiores pela Faesa.
Descoberta da vocação
Minha vocação teve início na minha juventude, por mamãe estar envolvida diretamente com a moda, trabalhando como modelista em alta costura para grandes butiques de Vila Velha – e pelas quais eu desfilava. Transitei por este mundo e vendo mamãe criar e costurar, me encantava com as texturas e cores de tecidos, e ela tia Agnes Chamon e tia Eva Vasconcellos estimulavam minha alma artística. Fui traçando as formas para desenhos em grafite, depois fui para telas, onde fiz, por muitos anos, parte do sindicato dos artistas plásticos de Vitória (ES), e acabei me especializando em pintura de móveis e paredes, de onde, consequentemente, vieram os primeiros projetos.
Rotina de trabalho
Minha rotina começa cedo, após exercícios e um bom café da manhã, vou para o escritório que fica na praia do Canto. Lá é meu canto de criar, receber e conceber meus projetos.
Relação com o cliente
Trago como marca o resgate da história do cliente, sua identidade, seus anseios e sonhos, procuro trabalhar verdadeiramente seus sentimentos, de forma que se sinta dentro de seu espaço. Respeito o querer de cada um e vou conduzindo para que ele próprio encontre seu estilo, pois um bom projeto tem que ter a marca do dono.
Projetos marcantes
Todos os projetos são marcantes de uma forma ou de outra, mas, o projeto de uma família em especial me deixa sempre feliz : é uma casa em um condomínio de Ribeirão Preto, onde fiz toda parte de decoração de interiores. Foi o primeiro. Outro projeto muito importante foi executado por mim e com apoio de Lívia Silva da Silva. Foi uma reforma de toda a área de escritórios com salas de reunião, banheiros e cozinha industrial do refeitório de uma usina de álcool chamada Cridasa.
Como define hoje o design de interiores
É uma profissão cada dia mais em ascensão. Com a formação especializada, o mercado está ganhando ótimos profissionais e a cultura capixaba vem recebendo muito bem esta proposta do decorador possível. Uma grande ajudadora de tudo isto é a Casa Cor, que acredita e lança a cada ano novos nomes e propostas mais arrojadas. O mercado imobiliário também vem contribuindo para este crescimento quando propõe apartamentos,casas e condomínios mais funcionais e um luxo ao alcance de todos.
Idade: 52 anos.
Família: Sou casada há 32 anos tenho três filhos casados e três netos que me fazem a mulher mais feliz do mundo.
Qualidades: Sou fiel e alegre (tenho um bom humor permanente), as pessoas costumam dizer que sou delicada e isto eu adoro.
Defeitos: sou teimosa, às vezes, e “como” as unhas.
Hobby: Andar a cavalo na fazenda, onde costumo levar meus amigos para passear por até três horas, passamos por mata virgem e rios lindos.
O que te faz sorrir: Adoro ver as coisas lindas que meus netos fazem, como o Arthur calçando botas e chapéu de boiadeiro aos dois aninhos, Hannah com um aninho pedindo colo à vovó e Maria Eduarda querendo ser artista plástica como eu.
O que te tira do sério: Mentira é algo que não sei lidar. Prepotência e arrogância fazem as pessoas se tornarem cúmplices de si e destas eu quero distância.
Música: Sou eclética e totalmente musical. Adoro a música brasileira e as músicas de Osvaldo Montenegro são demais. Minha música marcante é
“Tudo o que se Quer” gravada por Emílio Santiago e Verônica Sabino:.
“Olha nos meus olhos
Esquece o que passou
Aqui neste momento
Silêncio e sentimento
Sou o teu poeta
Eu sou o teu cantor
Teu rei e teu escravo
Teu rio e tua estrada(…)”
Literatura: Adoro ler. Atualmente estou lendo “O sari vermelho”e Roberto Marinho por Pedro Bial.Livro marcante: “A vingança do Judeu”.
Viagem inesquecível: Sempre será a Cidade do Porto em Portugal. Visitei muitas vinícolas e os cafés são maravilhosos, especialmente um todo com design de Philippe Starck à beira do Rio Döuro.
Espiritualidade:Sou evangélica e totalmente encantada com minha igreja e com as coisas de Deus.
Objeto de desejo: Uma jóia da Emar batalha.
Um designer de interiores precisa ter…Senso estético e ética, muita criatividade, estar atento ao novo. Conhecer lugares diferentes do Brasil e do mundo também fazem a diferença.
Tags: Rosita Schaeffer
PORTAL DECORAQUI - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
O Senhor é meu Pastor e nada me faltará. Desenvolvido por ATer